Tratamento canal dentário: Fique por dentro do assunto
A cirurgia de canal dentário é um procedimento da Odontologia que causa pavor em muitas pessoas. No entanto, quando o canal dentário está afetado é imprescindível que seja realizada uma intervenção cirúrgica no local.
O que é o tratamento de canal?
O tratamento canal dentário é um procedimento que serve para reparar e livrar o canal dentário de infecções, uma vez que o endodontista retira toda a polpa dentária, que é a região que está danificada, realiza uma assepsia profunda, preenche o dente com um cimento odontológico e para finalizar, restaura o mesmo.
Por que o canal infecciona?
A maioria dos casos de canal infeccionado, referem-se ao acontecimento de algumas desordens de origem bucal, como:
- Cáries: A primeira contaminação do dente e, também, a mais comum diz respeito ao aparecimento e não tratamento de cáries. No momento em que as bactérias penetram nos dentes e chegam até à polpa dentária ocorre uma inflamação e infecção no canal dentário, que pode causar o inchaço da região, liberação de pus e até mesmo morte dentária. Diante de todos esses problemas, a única solução é tratar esse canal, por meio da cirurgia conhecida, popularmente, como tratamento canal dentário.
- Trauma ou fratura dental: Outro motivo que leva para o tratamento de canal refere-se as fraturas e traumas que podem atingir os dentes. Esse tipo de acontecimento, pode muitas vezes danificar a polpa dentária e até levar a necrosia do dente. Com isso o tratamento canal apresenta-se como a melhor opção de tratamento para este caso.
- Utilização de prótese dentária: Por último e não menos importante, temos o tratamento canal dentário como a melhor alternativa no que se refere a instalação de próteses dentárias, uma vez que essa técnica permite a instalação de núcleos e pinos protéticos necessários à sustentação das coroas protéticas de porcelana.
Quais os sinais e sintomas da necessidade de um tratamento de canal ?
Na maioria dos casos, o diagnóstico da necessidade de um tratamento de canal dentário, abrange vários sintomas, como:
- Dor pulsátil;
- Dor de dente prolongada;
- Sensibilidade na hora da mastigação;
- Dor que se espalha para os outros dentes;
- Dente com cor alterada;
- Quadro recorrente de cáries;
- Sensibilidade a temperaturas frias e quentes.
É importante ressaltar que há muitos casos, em que a dor pulsátil e prolongada, nem sempre é sinal da necessidade de um tratamento canal dentário. E diante disso, o recomendado é que, a qualquer sinal de dor no dente o dentista deva ser visitado.
O que deve ser feito após o tratamento de canal dentário?
Aqueles dentes que foram restaurados a partir da realização do tratamento do canal, devem ser tratados com muito carinho, devido ao fato de que possa surgir uma nova contaminação no canal dentário.
Além disso, após a realização do tratamento de canal dentário, é realizada uma restauração no dente enfermo. Essa restauração pode ser de resina composta ou metálica fundida, além da possibilidade de ser utilizada uma prótese dentária.
Para que seja prevenida a necessidade de um tratamento canal dentário é muito importante que a rotina de higiene bucal, seja revista, uma vez que com uma boa higiene bucal as probabilidades do canal dentário ficar doente são bem menores.