O QUE É BRANQUEAMENTO A LASER
O branqueamento a laser dos dentes é expressamente recomendado, desde que seja realizado em consultório, com a supervisão de um dentista, pelos riscos da concentração do agente ativo que em geral é o peróxido de hidrogênio a 35%, entre outros. Para fazer o branqueamento a laser, é necessário saber que ele não pode entrar em contato com as gengivas por ser cáustico. As gengivas são afastadas dos lábios e protegidas por resina fotopolimerizável, e fica endurecida após aplicação em reação a luz de L.E.D., após a preparação das gengivas e dentes bem secos e protegidos, aplica-se o gel que permanece por no mínimo 15 minutos, e aplica-se a luz de laser que ativa o gel, promovendo o branqueamento.
O QUE SABER SOBRE O TRATAMENTO DE BRANQUEAMENTO A LASER:
Pelo fato dos dentes ficarem mais permeáveis, pode absorver pigmento dos alimentos, ficam proibidos os refrigerantes à base de cola, chás, café, suco de uva, beterraba, cigarro (nicotina amarela os dentes);
O branqueamento a laser no consultório deixa os dentes mais sensíveis: por se tratar desse tipo de branqueamento com agentes ativos mais concentrados, de ação mais agressiva, em alguns casos pode ocorrer eventual sensibilidade no decorrer do tratamento;
As vantagens do branqueamento a laser,é mostrar que essa técnica não possui contraindicações em dentes saudáveis;
O tratamento a laser é de efeito rápido, leva de 1 a 3 sessões em média, com intervalos de quinze dias para cada sessão, depende do grau de manchas na dentição, alcançando excelente resultados.
É CERTO QUE O BRANQUEAMENTO A LASER DEIXA OS DENTES BRANQUINHOS?
É um assunto que deve ser discutido como o profissional, pois a cor do dente não é totalmente branca, tenta-se uma saturação ou intensidade da cor pela alteração do croma, nem sempre se chega a cor esperada pelo paciente, causando frustrações pois depende do resultado da desidratação dos tecidos dentais durante o tratamento.
EM QUE MOMENTOS SÃO CONTRAINDICADOS ESSE PROCEDIMENTO?
O branqueamento a laser é contraindicado na dentição que apresenta tártaros, gengiva com sangramento, placa dental, que apresentam muita sensibilidade nos dentes, podendo acarretar uma inflamação aguda, ou quem possui muitas restaurações e manchas nos dentes causadas por antibióticos tetraciclina, menores de dezesseis anos e grávidas. Dependendo ainda de exames bucais e radiográficos para iniciar o tratamento de branqueamento a laser.