4 dicas de tratamentos com o que é bom para mau hálito
O mau hálito é um dos problemas bucais mais comuns e que necessita de algo bom para mau hálito no quesito tratamento, assim possibilitando sua eliminação de uma vez por todas.
O problema trata-se de uma disfunção silenciosa, já que muitas vezes o próprio indivíduo não consegue identificar que possui mau hálito. Isso porque, depois de algum tempo, o paciente acaba por se adaptar aos cheiros recorrentes, então apenas o outro poderá perceber o mau cheiro produzido por aquela pessoa.
Na maioria dos casos, a mudança de alguns hábitos pode ajudar a extinguir esse problema, e na persistência dos sintomas, um dentista deve ser consultado. Mas antes de listar 4 dicas de tratamentos bons para mau hálito, precisamos entender quais são as suas possíveis causas:
Possíveis causas para o mau hálito
O mau hálito, ou halitose, como é conhecido cientificamente, pode ser ocasionado por diferentes fatores.Na maioria dos casos, o mau hálito é concebido a partir de doenças bucais (90 a 95%), e na minoria (5 a 10%) os responsáveis são as doenças extra bucais, ou seja, problemas de origens sistêmicas e metabólicas.
Temos então como causas a partir de doenças bucais:
- Língua saburrosa;
- Cáries abertas;
- Abscessos;
- Excesso de tecido gengival.
Já os fatores que não contribuem nada naquilo que é bom para mau hálito, e são gerados a partir de problemas sistêmicos ou metabólicos são:
- Jejum;
- Diabetes mal controlado;
- Consumo de alimentos com cheiros fortes;
- Problemas nos rins, fígado e intestino;
- Tabagismo;
- Diminuição do fluxo salivar.
3 dicas de tratamento bom para mau hálito
Em casos onde a halitose está em seu primeiro estágio, ou o mau hálito aparece apenas pelas manhãs, mudar algumas atitudes pode ajudar, alinhando a um tratamento indicado pelo dentista de confiança.
Acompanhe 3 dicas de tratamento bom para mau hálito:
- Higiene bucal em dia: muitos problemas dentários podem ser evitados a partir da higienização correta da boca, por isso é essencial realizar a escovação e uso de fio dental diariamente, para eliminar todo tipo de placa bacteriana que possa influenciar e criar o mau hálito;
- Alimentação e hidratação frequentes: tomar atenção aos alimentos ingeridos, evitando alimentos com cheiros muito fortes, além de realizar as refeições corretamente de três em três horas e beber água constantemente ajudam a evitar o mau hálito;
- Tratamentos dentários recorrentes: idas ao dentista podem evitar o surgimento de cáries e tártaro, além de eliminar a placa bacteriana através da manutenção e limpeza dos dentes.
Realizar um bom tratamento para o mau hálito pode influenciar diretamente na saúde da boca e criação de outras doenças, além de melhorar a autoestima e confiança do indivíduo, por isso, ao menor sintoma, consulte o seu dentista de confiança e procure ajuda já.