Aparelho fixo: escolha seu modelo
Há alguns anos o aparelho fixo ganhou a boca de jovens e adultos pelo país. Se isso, algum dia foi motivo de bulling, hoje em dia é algo tão normal no dia a dia quanto o uso dos óculos. Prateados, coloridos e até invisíveis são diferentes modelos para corrigir o desalinho dos dentes.
O objetivo é ir direcionando os dentes, gradualmente, à sua posição correta. E, por não ser possível a remoção, os ortodontistas podem traçar o plano de tratamento sem precisar muito da colaboração dos pacientes (que nem sempre fazem jus a este nome e, acabam não fazendo a utilização correta dos aparelhos quando – e se- não fosse um aparelho fixo). A única colaboração necessária do paciente é a manutenção da higiene bucal.
Os especialistas garantem que atualmente os modelos são muito mais anatômico e confortável.
Tipos de aparelho fixo
- Aparelho fixo de metal;
- Aparelho fixo transparente;
- Aparelho lingual.
O modelo transparente tem a mesma função que o aparelho fixo de metal, porém, neste caso livram o paciente do apelidinho “boca de lata”. Os bráquetes deste tipo de aparelho usam materiais como porcelana ou policarbonato que conferem uma estética muito mais discreta.
O aparelho lingual é outra versão de aparelho fixo com benefícios estéticos, neste caso os bráquetes são colados na parte interna dos dentes, do lado da língua, ou seja, fica escondido no sorriso.
Agora que você conhece algumas opções, pode consultar seu ortodontista sobre o modelo mais indicado.
Como é usar o aparelho fixo?
A primeira semana é a mais complicada após instalado o aparelho fixo. De um momento para outro, seus dentes começam a ser puxados com grande pressão, é claro que a dor é inevitável. É comum entre os pacientes a sensação de sentirem os dentes moles, mas tudo isso passa com o tempo.
Além disso, a presença do aparelho fixo é um corpo estranho na boca, portanto, gera uma maior salivação. Também devem estar preparados para arranhaduras nas bochechas e lábios, porque os bráquetes causam atrito.
Depois dessa fase inicial, a única sensação é de estar com a “boca cheia”, mas o tempo passa e o hábito vem. Os benefícios no futuro são muito maiores. Converse com seu dentista.