Saiba mais sobre aparelho de dente
Utilizar aparelho de dente faz parte da vida de muitas pessoas. A maioria utiliza na pré-adolescência, mas alguns utilizam até na fase adulta. Muitos jovens temem o uso do aparelho, entretanto a modernização dos aparelhos propiciou muitas facilidades, tanto na manutenção deles quanto no trato estético.
O aparelho de dente é formado por bráquetes, penas estruturas de metal inoxidável que são colados individualmente em cada dente com resina. Eles são conectados por arcos de metal semelhantes a arames, são eles os responsáveis por reposicionar corretamente os dentes.
Quer saber mais sobre aparelhos ortodônticos? Confira os tipos e recomendações abaixo:
Quais os tipos de aparelho de dente?
Primeiramente, é importante mencionar que apenas um dentista profissional pode sugerir qual o melhor tipo de aparelho para cada caso. O aparelho de dente tem como função corrigir problemas de má formação nos dentes, e alinhar a mordida o paciente. Eles podem ser fixos ou móveis.
O aparelho fixo, com diz o nome, fica na sua boca permanentemente pelo tempo que o dentista determinar. A manutenção deve ser feita periodicamente e o cuidado com a higienização é constante. Além do tradicional, com as borrachinhas coloridas para prender o arco nos bráquetes, existe também o estético, feito de materiais mais translúcidos, e o auto ligável, que dispensa as borrachinhas e exige manutenção apenas nos arcos. Outro tipo de aparelho fixo é o lingual, em que os bráquetes são colados no interior dos dentes.
Já os aparelhos móveis podem ser removidos pelo usuário. Geralmente é possível tirá-los à noite para dormir, mas isto depende das recomendações do dentista. Entre os mais jovens, chamam a atenção as caixinhas coloridas em que são guardados. Outro tipo de aparelho é o extrabucal, dedicado para problemas mais graves como crescimento exagerado da mandíbula ou do maxilar.
Cuidados com o aparelho de dente
Não é apenas o dentista que deve cuidar de seu aparelho. O tratamento com aparelho de dente inclui cuidados constantes do usuário, são alguns deles:
Atenção redobrada na escovação;
Cuidado com os alimentos ingeridos;
Em caso de aparelho de dente móvel, manter a caixinha dele sempre por perto.
Entretanto, é importante frisar que cada boca é diferente da outra, portanto só um dentista pode dar as melhores recomendações para cada pessoa.