Aprenda mais sobre abscesso dentário
Você já viu um abscesso dentário? Se viu, provavelmente não esqueceu. Ele se caracteriza por uma bolsa de pus que se forma na gengiva. Apesar de ser bastante assustador, um abscesso é tratável e um dentista deve ser procurado rapidamente após a constatação de que um deles está em sua boca.
O abscesso dentário é uma manifestação extrema de uma infecção em algum dos seus dentes ou da gengiva. Abscessos são um importante sinal que de sua higiene bucal não está sendo boa, e que você precisa de ajuda médica para resolver este problema e cuidar melhor dos dentes.
Quer saber mais sobre abscessos dentários? Confira abaixo:
Identificando um abscesso dentário
Em alguns casos, o abscesso não é tão grande e visível ao ponto de você constatá-lo olhando no espelho. Entretanto, existem alguns sintomas que podem lhe sugerir que você está com este problema. A formação de pus ocorre por causa de alguma infecção na sua boca, seja na gengiva ou no dente.
Mau hálito e gosto amargo na boca são os primeiros sintomas. A medida que o abscesso dentário vai se agravando, é possível sentir dores e aumento de sensibilidade na região em que ele está instalado. Em estágios mais avançados, constata-se efeitos de infecções generalizadas como:
- Febre;
- Diarreia;
- Calafrios;
- Enjoo.
Tratando e prevenindo um abscesso dentário
Após identificar um abscesso, o primeiro passo é marcar uma consulta com o dentista. Ele não pode ser revertido por tratamentos caseiros, portanto, só pode ser tratado em clínica. Um dentista poderá receitar antibióticos e anti-inflamatórios para tratar a infecção, posteriormente, poderá proceder para a drenagem e raspagem do abscesso dentário. Todo o tratamento pode durar mais de uma consulta, afinal, alguns dias de medicação são necessários para desinfeccionar a área.
Após tratamento, é necessário adquirir cuidados diários para evitar um futuro abscesso dentário, entre outros problemas. Para isso, escove os dentes três vezes ao dia e passe fio dental, isto impede que bactérias se instalem na boca. Além disso, não deixe de frequentar o dentista ao menos uma vez a cada seis meses. O contato com o profissional é essencial para prevenir outros problemas, além de manter seus dentes mais limpos e saudáveis.