Abcesso dentário: quais os sintomas e como prevenir
O abcesso dentário é uma infecção causada por uma bactéria que cria um acúmulo de pus e pode estar localizado em diferentes regiões do dente.
Existem dois tipos principais de abcesso dentário: O periapical, que ocorre nas regiões das pontas dos dentes, e o abcesso periodontal, que atinge a raiz do dente, mais próximo a gengiva.
Nos dois casos, o abcesso é constituído por uma série de bactérias que invadem o tecido conjuntivo do dente e sua estrutura interna, criando ali uma espécie de bolsa de pus.
Os principais fatores para a geração de um abcesso são o tratamento incorreto de cáries, procedimentos odontológicos malsucedidos, buracos nos dentes ou uma higienização diária pobre.
Saiba mais sobre como prevenir o abcesso dentário e quais os tipos de tratamento disponíveis a seguir:
Sintomas do abcesso dentário
Dor nos dentes e sensibilidade nas gengivas podem indicar que algo não vai bem com a saúde bucal, mas ao mesmo tempo são sintomas de muitos outros problemas dentários.
Para identificar o abcesso dentário é necessário tomar atenção a outros sintomas, como a dor persistente no dente (podendo inclusive irradiar aos ouvidos e maxilar), dificuldades para mastigar, sensibilidade à pressão e até mesmo a febre.
Em alguns casos é possível surgir como sintomas também o mau hálito e gosto ruim na boca, causados pelo rompimento do abcesso dentário.
Como prevenir o abcesso dentário
Por se tratar de uma infecção gerada a partir do acúmulo de bactérias, o primeiro passo para a prevenção do abcesso dentário é melhorar a higienização diária dos dentes, e isso pode ser feito a partir de:
- Escovação de dentes correta (indicada por seu dentista de confiança);
- Uso de fio dental ao menos uma vez ao dia;
- Uso de enxaguante bucal com frequência.
Além disso, diminuir o consumo de alimentos com muitos açúcares pode evitar o surgimento de cáries, e consequentemente uma entrada para que as bactérias se instalem e formem um abcesso.
É importante que ao menor sinal de dor um dentista seja consultado para avaliação e tratamento médico o mais rápido possível, pois em casos mais graves o abcesso pode causar a perda de dentes.